sábado, 6 de janeiro de 2007

ECS/10-RELATÓRIO FINAL WIKISTÓRIA

SER PROFESSOR/SER PROFESSORA Com a atividade pude ter uma noção da realidade de trabalho meus colegas, professores. Compartilhar dúvidas, anseios, saberes foi muito importante. Somos seres humanos que mesmo trabalhando com uma realidade de pobreza, fome entre nossos alunos, pois este é o retrato da educação em nosso país, não deixamos de enfrentar a realidade e a cada dia saímos de casa e tentamos fazer alguma coisa para transformar a realidade em que atuamos. Refletir com as palavras de Paulo Freire com certeza é muito gratificante e nos da uma força maior em nossa caminhada. Em meu trabalho tive a oportunidade de alfabetizar adultos, pessoas que na maioria das vezes não tiveram oportunidade de estudar no tempo certo. Meus alunos mesmo não sabendo ler possuíam uma noção de mundo muito grande, e confesso ter mais aprendo com eles do que eles comigo. Com a Wikistória pude partilhar com meus colegas esta experiência. Cresci como educadora e como pessoa. Para finalizar um pensamento de Freire que me chamou atenção: O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade para transformá-la. (...) Ninguém luta contra forças que não entende cuja importância não meça cujas formas e contornos não discirnam; (...) Isto é verdade se se refere às forças da natureza (...) isto também é assim nas forças sociais (...). A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer. (Paulo Freire. 1977 p. 48).

Nenhum comentário: