quarta-feira, 25 de outubro de 2006

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BLOGS PEDAGÓGICOS Meu primeiro contato com um blog foi quando iniciei o curso de Pedagogia a distância da UFRGS, criamos um blog pessoal, e encantada com este recurso procurei na web sobre blogs, vi muitos, um mais incrível que os outros, mas na época não imaginava que esta era uma ferramenta pedagógica. Quando comecei as aulas de Educação e Tecnologias da Comunicação e informação na aula sobre a conceitualização de blogs, pude perceber como o conceito de blog educativo é amplo. Nas leituras que realizei a questão educacional em blogs foi pesquisada e baseada teoricamente, como na teoria Vygotskyana-Sócio-Interacionista que coloca a interação como função mediadora do conhecimento. Acredito que com a linguagem blogueira, que é informal, nossos alunos terão a oportunidade de construir sua aprendizagem, com interações sociais de uma maneira mais atual e lúdica. Com a oportunidade de trabalharmos projetos em blogs com nossos alunos poderemos provocar neles o desejo de se comunicarem um espaço real para o desenvolvimento da linguagem, onde a preocupação com o escrever certo tornasse necessária, tendo em v ista que eles saberão que os trabalhos produzidos serão vistos por outras pessoas. Não posso deixar de colocar que segundo Gutierrez (2004), os blogs sintetizam este espírito de cooperação e interação através de projetos educacionais que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora crítica, artística e hipertextual. Pela sua estrutura, permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura. Visitem agora o fantástico blog do nosso curso PEAD, um blog educacional criado para as mais novas alunas da UFRGS.