domingo, 8 de outubro de 2006

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 3 LEITURA DO TEXTO: A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. Émile Durkheim Questionamento: 1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? O conceito de educação de Stuart Mill abrange fatos independentes que influenciam o homem e ainda a ação das pessoas de uma mesma geração, uns sobre os outros. Durkheim acredita que a influência dos adultos sobre as crianças e adolescentes, seja a que convém reservar o nome de educação. 2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkheim expõe a posição de Kant onde diz: “o fim da educação é desenvolver em cada individuo, toda perfeição de que ele seja capaz”. Acredita ser este, um ponto fraco, já que isto não é possível, pois não podemos todos nós, nos dedicarmos ao mesmo gênero de vida já que temos nossas aptidões pessoais. Nem todos nós somos feitos para refletir, é preciso homens de sensibilidade e de homens de ação. Durkhein coloca também a posição de James Mill que diz: “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”, porque a felicidade é uma coisa muito subjetiva, pois cada um aprecia o seu modo. O ponto fraco destas duas posições é crer que exista uma fórmula única que se ajusta a todos independentemente da época que aconteça, com uma educação ideal e perfeita. 3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação? Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns. Pra que haja educação é preciso definir em que consiste a influência exercida pelos adultos sobre as crianças e os adolescentes. 4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias que acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... Idéias essas que são a base mesma do espírito nacional. 5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado. 6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique? Durkheim conclui que a educação consiste na transmissão de conhecimentos e valores essenciais à criança, para sua própria existência, por parte dos adultos, para que as mesmas sobrevivam em sua sociedade. Acredito que ele com isso queiram expressar que as crianças não consigam aprender sem ter influência dos adultos, que esta é vital para que a educação das crianças e adolescentes ocorra. 7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Quando Durkheim diz: “Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade”. É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos que nos ensinamos a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, como a cooperação, no entanto esse aproveitamento de experiência não se torna possível senão na sociedade e por ela. Para nos transformar-mos em indivíduos necessitamos aproveitar de tudo o que a sociedade nos dá, e homem tem essa capacidade, diferente dos animais que aprendem com outros de sua espécie, mas não tem capacidade de inovar e transformar. O homem é um ser que quando em contato com experiências pode modificar o meio social em que vive.