A educação libertadora é “democrática, desveladora, desafiadora, um ato crítico de conhecimento, de leitura da realidade, de compreensão de como funciona a sociedade” (FREIRE; SHOR, 1987, p. 51), não apenas no âmbito da escola, mas também no interior dos movimentos sociais, uma ação que envolve a participação e faz do diálogo um meio do educando identificar suas atitudes mágicas, ingênuas e fatalistas diante do mundo e dos fatos.
Sou formada professora desde 1982, fiz Magistério no Colégio Dom Feliciano em Gravataí, RS. Meu estágio do Magistério que realizei em 1982, foi na E.M.E.F. Bom Jesus, em Gravataí, RS.
Depois do estágio, no mesmo ano, já fui contratada para trabalhar na Escola citada e assim iniciou minha carreira e vocação.
Amo educar, e em 37 anos de atuação na rede pública de Gravataí me aposentei e tenho muito que contar.Experiências em várias escolas, atuação em muitos setores das Escolas por que passei. Minha tragetória como educadora, mãe, e aluna, de curso adicional do Magistŕio, Graduação, Pós-Graduação, e cursos de extensaõ.
È muita coisa, vou contar em postagens dos Blogs, Wikis etc..
Hoje estou aposentada por tempo de serviço como professora da rede municipal de Gravataí, 40 horas.
Mas ainda estudando muito.....