domingo, 29 de outubro de 2006

DOMINAÇÕES

Semana 4/ECS 6 - Weber O ser humano em muitas situações de sua vida passa por um estado de dominação, como dominado ou aquele que domina. Coloco aqui experiências vivenciadas por mim como um ser dominado. Na década de oitenta quando trabalhava em uma escola e eu, meus colegas não éramos concursados aqui no município de Gravataí, pois não existia então uma lei para este fim. A prefeitura trocou seu governo e o partido que assumiu resolveu então demitir todas as diretoras das escolas, nem se deram o trabalho de colocá-las em sala de aula, por serem indicadas do outro partido, foram embora. .O grupo de professores de minha escola revoltou-se muito,assim como os de outras escolas,e resolvemos procurar o sindicato dos professores do estado, pois na época não tínhamos sindicato. Quando em reunião com a diretoria do sindicato o presidente deles levantou-se apontou para uma de minhas colegas e disse, nós temos aqui uma espiã, pois ela é filha de um vereador do partido que governa o município. Nós ficamos perplexas, pois nossa colega era a que mais defendia os direitos de nossa diretora demitida. Então falamos ao presidente do sindicato que ali não estávamos para discutir partido e sim o direito democrático de escolha de quem iria nos dirigir na escola e o direito ao emprego que nossas colegas perderam. Nós nos retiramos da reunião, e resumindo ,não adiantou nada o que fizemos,foi nos imposto uma outra diretora. Com o tempo veio o concurso, plano de carreira e o nosso sindicato. Com esta experiência pude perceber que a dominação muitas vezes vem da parte de quem achamos que realmente sabe o que é uma democracia. Outra forma de dominação que sofri este ano de dois mil e seis vai ficar marcado em minha vida para sempre .Chegou uma ordem do executivo nas escolas de que deveríamos trocar o banco que no momento utilizamos para receber nosso salário. O sindicato entrou com uma ação, pois eles não podem nos obrigar a trocar. Quando fui tentar fazer uma negociação com o banco que atualmente estava recebendo o gerente disse, não posso vocês foram vendidos para o banco tal por...... Senti-me humilhada e impotente. Resultou que o banco que havia nos comprado fez tanta pressão e dizendo que não receberíamos o salário que acabei por trocar minha conta .Mais uma vez, dominada, e por uma questão de aumento de receita que o executivo necessita atingir para honrar seus compromissos. O sindicato ainda move uma ação neste caso.

4 comentários:

sandra disse...

Oi colega, realmente viveste duas situações de completa dominação,espero que tu tenhas superado esses momentos difíceis. Sou do pólo de Alvorada e fiquei muito feliz com a sua visita.Gostei muito do seu blog. Beijos! Sandra.

Ana Lucia Alves disse...

Olá colega, através da Internet posso dizer isso. Não nos conhecemos, mas a vida nos ensina maravilhas. Seja forte e assim será vitoriosa. Bjos, Ana Lúcia - Polo-Alvorada.

giselemariadasilvamartins disse...

Olá Maria, meu nome é Gisele do pólo de Alvorada( gisa),li o seu blog em relação oas tipos de dominação, já avançamos muito,mas em relação a situação apesentada tu não foste dominada , pois você se posicionou, enquanto muios de seus colegas se quer questionaram o governo. Essa relação ainda esta muito forte na nossa área de educação, pois o poder sobe facilmente a cabeça de alguns colegas. Seu blog está muito legal abraços, gisa.

Simone Gimenes disse...

Olá Maria, lendo tuas reflexões sobre os tipos de dominação em Weber percebi o quanto o papel está vinculado à estrutura de dominação, muitas vezes estigmatizando os atores sociais em função de algum tipo de vínculo estabelecido dentro desta intrincada rede de relações que se chama sociedade humana. apenas por ser filha de um político de outro partido sua amiga foi definida como espiã, inimiga, enfim, colocada numa situação de diferenciação em relação ao resto do grupo, fazendo com que aqueles que a definiram enquanto tal, acionassem discursos acusatórios para estabelecer uma hierarquização de forças dentro do contexto da reunião. fatos como esse ocorrem diariamente sem que nos apercebamos disso. quanto ao seu segundo relato, pode-se perceber o quanto as "instituições" influenciam e, muitas vezes, determinam os comportamentos e as trajetórias dos atores sociais ou coletivos. parabéns pelo seus relatos.

Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD.